terça-feira, 21 de junho de 2016

Como saber se a fêmea está no cio

Muitos sites dizem que as fêmeas têm cio a cada 4 dias, mas não é verdade! Depende muito de fêmea para fêmea e do clima da região. No inverno as fêmeas espaçam mais os cios. Então não confie em esperar de 4 em 4 dias, observe a fêmea até identificar o cio.

O QUE É CIO?
As fêmeas de muitas espécies de animas (cães, gatos, por exemplo) possuem cio. Ele é uma alteração no corpo dela, deixando ele pronto para cruzar. A fêmea solta um cheiro que os machos ficam enlouquecidos e podem brigar feio na disputa de quem irá ficar com ela. Então o cio é quando o corpo da fêmea está receptível ao macho, é quando a fêmea deixa o macho se aproximar e copular sem problemas, ovulando.

QUANDO CRIADO EM CASAL
Se você tem um casal de hamsters vivendo juntos (isso é uma possibilidade para os anão russo, mas para os sírios nunca deve-se ter o casal junto), você vai saber que a fêmea teve cio quando já estiverem cruzando. Se a fêmea não estiver no cio, o macho fica tentando montar nela e ela só foge. Se a fêmea permitir que o macho suba, é porque está no cio.

QUANDO CRIADA SOZINHA
- Alguma coisa saindo pela vagina: Você pode primeiro observar a genitália da fêmea e ver se tem um líquido branco/amarela ou até rosado saindo dela, ou quem sabe um bolinha branca, que seria um tampão de cera branca saindo pela vagina. Isso é sinal de cio. A vulva da fêmea também fica bem mais vermelha só que quando ela não estiver no período de reprodução. Muita gente se assusta ao ver o tampão de cera saindo da fêmea. Não é difícil vermos pessoas perguntando desesperadas "o que é esse negócio branco saindo da vagina da minha fêmea?", "tem uma bola branca na genitália da minha hamster!", entre outras coisas. Pois se acalme! É só o cio.
Abaixo uma foto da genitália de fêmea no cio.


- Posição de cruza quando tocada: Outra forma de ver o cio é coçando a costa da fêmea. Você pode coçar dentro ou fora da gaiola, se ela estiver no cio, irá parar, ficar com o corpinho duro e levantando o bumbum. Se a fêmea fizer isso quando você coçar a costa ou pegar nela com os dois dedos na lateral do quadril, é porque ela está no cio e pronta para reproduzir. No cio as fêmeas aceitam os machos.


QUAL O SEU PREFERIDO?