segunda-feira, 20 de junho de 2016

Forrações para Hamster

Existem várias forrações que podemos usar para os nossos Hamsters, sem precisar da famosa e popular serragem. Assim a gaiola do Hamster fica segura, cheirosa e bonita. Dependendo da forração você vai precisar limpar a gaiola com mais ou menos tempo de uso. O ideal é colocar bastante forração para que ele possa se enterrar e dormir escondido, como faria na vida selvagem nos desertos.
Vou mostrar as opções que existem hoje no Brasil! Lembrando que no exterior existem muitas opções que ainda não chegaram ao nosso País.

Imagem de www.healthy-pet.com

FORRAÇÕES INDICADAS PARA HAMSTERS


SERRAGEM / MARAVALHA
É o que a maior parte das pessoas acaba usando, já que é facilmente encontrada em qualquer petshop ou agropecuária, é barata e indicada pelos vendedores. Existem serragens de diferentes preços de acordo com a qualidade. Farpas grandes e duras são mais baratas enquanto a maravalha feita com pedaços pequenos e macios costuma ser mais cara, mas mais confortável. Ela é vendida em sacos flocada, soltinha, ou prensada em grandes embalagens retangulares, que no final das contas possuem muito mais serragem que os sacos flocados. 
É recomendado peneirar a serragem para retirar o pó dela antes de por nos alojamentos de hamster, para que os danos à saúde do animal sejam menores.

Pontos Positivos:
- Pode fazer uma camada bem funda para o hamster se enterrar
- Fácil de encontrar
- Barata
Pontos Negativos:
- Deixa o cheiro ruim
- Retém umidade
- A madeira usada no Brasil é Pinus, que causa alergia em roedores
GRANULADO DE CELULOSE
Também conhecido como Cama de Celulose, ele é o mais eficiente contra o mau cheiro de urina e absorve bem a umidade. É seguro por não ter nenhum agente alérgico e conter apenas material orgânico na composição, porém o hamster não vai conseguir cavar túneis nele. O granulado de celulose aumenta de tamanho quando chupa a água e se não ficar sempre atento, ou se tiver um bebedouro pingando, ele pode mofar.
No mercado encontramos como Corn Cob e PipiPet WC.

Pontos Positivos:
- Absorve muito bem a umidade
- Mantém o odor agradável
- Não causa alergia
Pontos Negativos:
- Um pouco difícil de encontrar para comprar
- Pode mofar

PELLET DE MADEIRA
É feito da mesma madeira da serragem, Pinus, porém nos pellets ela é prensada até virar tubinhos. Eles estufam quando absorvem a água, são melhores que a serragem no quesito odor e absorção, desencadeiam menos alergia aos Hamsters, mas são desconfortáveis para fazer ninhos e não permitem que o animal se enterre. Eles podem ser usados junto à outras forrações e são relativamente fáceis de comprar.
No mercado encontramos como Hamstar, Mimi Cat...

Pontos Positivos:
- Fáceis de encontrar
- Seguram um pouco o cheiro
- Absorvem bem
Pontos Negativos:
- Desconfortáveis para ninhos
- Após reter água ele pode esfarelar, formando poeira

AREIA SANITÁRIA DE GATO / ARGILA
É a melhor opção para controlar a umidade e o cheiro na gaiola! A areia de gato feita de argila não deixa umidade nenhuma no alojamento e mantém o cheiro sempre agradável, podendo levar semanas antes de precisar trocar. O único problema é que não serve para se enterrar e fazer túneis, mas você pode usar a areia e colocar outro material para ninho. Uma opção é peneirar a areia se ela tiver muito pó na composição e nunca usar as marcas perfumadas.
É indicada apenas para hamsters machos ou femeas filhotes, pois não existe comprovação científica sobre isso, mas dizem que a areia entra na vagina das fêmeas e causa Piometra, uma infecção no útero, que mata. O ideal é comprar marcas com grãos grandes de areia, assim é mesmo perigoso para as fêmeas.
No mercado encontramos como PipiCat, Putz, BawAw, Mitzy...
 
Pontos Positivos:
- Gaiola sem cheiro
- Alto poder de absorção 
- Fácil de encontrar
- Alto rendimento
- Mais tempo antes de precisar limpar a gaiola
Pontos Negativos:
- Não serve para se enterrar e fazer túneis
- Fêmeas podem ter infecção uterina (Piometra) com a entrada de areia na genitália

CLEAN AND COZY
Muito confortável e bonito, mas difícil de achar em vários estados brasileiros. Ele é bem fofo, permitindo que o Hamster se enterre e cave túneis bem grandes no alojamento. O Clean and Cozy existe há pouco tempo no Brasil, é feito de de papel tratado, não possui nenhum tipo de pó e não apresenta riscos ao animal. Alto poder de absorção e se colocar bastante na caixa ele dura muito tempo antes de precisar trocar. Mas é caro e para colocar muito clean and cozy no alojamento acaba ficando pesado.

Pontos Positivos:
- Bonito
- Perfeito para se enterrar e cavar túneis
- Não causa alergia
Pontos Negativos:
- Difícil de encontrar em vários estados
- Alto preço

CARE FRESH
O Care Fresh é basicamente a mesma coisa do Clean and Cozy, só que você pode fazê-lo em casa. Se utiliza papel higiênico ou papel toalha, que após ficar de molho deve ser seco e esfarelado. É uma ótima opção, o dono se diverte fazendo, é barato e pode ser guardado em potes para utilizar depois, Ele também é livre de pó e não causa alergias, permitindo cavar e fazer túneis como no Clean and Cozy.
 
Pontos Positivos: 
- Bonito
- Ideal para se enterrar e cavar túneis
- Não causa alergia
Pontos Negativos:
- Você mesmo precisa fazer

PAPEL HIGIÊNICO / PAPEL TOALHA
A opção caseira que não causa problemas aos Hamsters. Não possui pó e eles podem se enterrar para dormir, apenas não vão conseguir fazer túneis. Mantém os animais aquecidos no inverno e dá um ar bonito à gaiola.
O único problema é que ele não combate muito o odor e precisa ser trocado com intervalos menores para manter o cheiro agradável. Pode ser usado em conjunto com outra forração absorvente como areia de gato.
 
Pontos Positivos:
- Fácil de conseguir
- Não causa alergia
- Confortável para se enterrar
Pontos Negativos:
- Não sustenta túneis
- Precisa trocar com maior frequência

FENO
Ele serve apenas para o ninho do Hamster, pois não absorve urina e vai deixar a gaiola com cheiro ruim. O feno pode ser utilizado por cima de outra forração bem absorvente, como areia de gato. Dessa forma o xixi é absorvido pela areia e não mantém o feno úmido. Ele é vendido em agropecuárias em pacotes pequenos ou fardos grandes. Você pode peneirar o feno se perceber a presença de pó nele.

Pontos Positivos:
- Confortável para se enterrar
- Sustenta túneis
Pontos Negativos:
- Não absorve urina
- Precisa ter outra forração absorvente por baixo
- Fica com mau odor se usado sozinho



MATERIAIS PROIBIDOS PARA FORRAÇÃO!

JORNAL (PROIBIDO)
A tinta de impressão é perigosíssima e pode matar os roedores! Quando você pega no jornal, já reparou que seus dedos saem sujos de preto? Poisé, é a tinta de impressão que está saindo nas suas mãos que vai entrar no Hamster. Elas são altamente tóxicas, possuem chumbo e podem matar por alergia ou problemas no fígado.
- Tóxico
- Tinge os pelos
- Não absorve muita umidade
- Cheiro ruim
- Mata os roedores

FOLHA DE REVISTA (PROIBIDO)
Assim como nos jornais, uma folha de revista possui uma enorme quantidade de tinta que será ingerida pelo hamster! Além das tintas tóxicas da impressão, o próprio papel da revista passa por vários processos químicos para ficar com aquela cor branquinha e aparência bonita.
É MUITA química, vocês não estão entendo. O animal morre com todas essas toxinas envenenando seu corpo.
- Tóxico
- Não absorve muita umidade
- Cheiro ruim
- Mata os roedores
ESTOPA (PROIBIDO)
Em hipótese alguma! O animal vai ingerir e a estopa fica presa no sistema digestivo dele, causando obstrução e morte. Ela também se enrola nas patas e corta ou prende a circulação, fazendo o membro morrer, apodrecer e cair.
Em alguns casos a gangrena não acaba na pata, passa para o corpo e o roedor morre.
- Amputa patas
- Obstrui o estômago e intestino
- Mata os roedores

ALGODÃO (PROIBIDO)
Assim como na estopa, o algodão também vai ser ingerido, ficará preso no sistema digestivo do hamster, causando obstrução e morte. o algodão não vai amputar patas como a estopa, mas apesar de ser bonitinho, tenha certeza que o hamster irá engolir e morrer por conta dele. Quanto algo fica preso no sistema digestivo, o animal para de comer porque a comida não consegue passar pelo estômago e intestino.
Em alguns casos, o material que ele ingeriu dá um nó nas tripas ou corta.
- Obstrui o estômago e intestino
- Mata os roedores

AREIA SÍLICA DE GATO (PROIBIDO)
A areia de gato que pode ser usada é a COMUM DE ARGILA. A sílica é bem mais cara e não tem nada de orgânico nela. Ela absorve umidade, deixa sem cheiro ruim, mas é tóxica para roedores e vai ser ingerida!
A sílica ao ser engolida, causa uma intoxicação séria, um envenenamento pela química dela, matando os animais.
- Tóxica
- Mata os roedores


Texto: Vivian Roncon