sábado, 20 de agosto de 2016

Winter White e o Manto de Inverno / Mudança de Cor

Apenas os Hamsters Anão Russo possuem esse manto de inverno, que muda a cor da pelagem deles, clareando até próximo ao branco. Não é todo hamster anão russo que tem essa mudança de pelagem! É uma característica dos Winter White.

Imagem de Hamstercitos

Eles mudam de cor para se camuflarem melhor no período do inverno e se esconderem dos predadores. Afinal, um hamster cinza na neve é super visível, não é mesmo? Então, quando começa a esfriar, eles começam a trocar a cor cinza pela branca, ficando mais fácil de se esconderem.

Lembre que o Hamster Anão RUSSO veio da Rússia e lá neva nos invernos!


Esse período em que o hamster anão russo winter white está branco, é chamado de manto de inverno ou "branco de neve", que significa exatamente o nome dele "winter white". Ele muda gradativamente a pelagem até ficar INTEIRO branco. E quando a temperatura volta a aumentar ele muda novamente a pelagem, retornando à cor cinza wild.

MUDANÇA DE COR EM CATIVEIRO

Os animais criados em casa como pet, muitas vezes ignoram a mudança de pelagem, ou a fazem tão suave que os donos muitas vezes nem percebem. Isso se dá por alguns fatores:

1 - Dentro de casa a temperatura se mantém quase sempre a mesma. Não existe mudança forte de clima para que ele sinta necessidade de mudar de cor.
2 - Se o hamster for híbrido de Campbell + Winter White ele perde a capacidade de mudar a cor da pelagem. E a maior parte dos hamsters anão russos do Brasil são híbridos.
3 - O fato de não viver na natureza faz ele não se preocupar em se camuflar, já que não existem predadores ali.
4 - Para mudar a pelagem eles precisam ver apenas a luz do dia e ficar no escuro depois. Nada de luzes artificiais, pois elas confundem o animal que não entra no manto de inverno.


APENAS OS CINZA WILD MUDAM DE COR?

Não! Se o hamster for winter white ele podem mudar de cor. Basta ele ter o nível de pureza de sangue necessário e as condições adequadas para isso. Existem hamsters WW nas cores argente, sapphire, blue, black, que possuem pureza suficiente para ficar com o manto de inverno. É possível ver a linha de mudança de pelagem neles, dividindo e separando a cor original da cor de inverno. Nas fotos abaixo temos o mesmo hamster Sapphire com o manto de inverno.



TODOS MUDAM O MANTO DA MESMA FORMA?

Não, cada hamster muda de um jeito. Alguns mudam em poucos dias e outros demoram meses até ficar com a cor de inverno completa. Alguns ficam completamente brancos enquanto outros ficam apenas mais claros que o normal.
Tempo da mudança de pelagem:
Na natureza: entre 2 e 3 semanas
No cativeiro: até 3 meses

COMO COMEÇA A MUDANÇA DE COR?

Não existe padrão, primeiro uma mancha clara aparecerá em algum lugar do corpo, qualquer lugar, ela começará a crescer e mais pontos claros devem surgir em outras partes do animal também. As partes brancas crescem até tomar o animal inteiro da nova cor.



Imagens: