quarta-feira, 22 de junho de 2016

Reprodução: Como juntar o casal

RESPONSABILIDADE PARA REPRODUZIR
Primeiro de tudo, é preciso ter consciência do que é reproduzir um animal. Você não pode tratar eles como objetos e precisa saber o que fazer com os filhotes, que não pediram para vir ao mundo. É fundamental MUITO ESTUDO antes de se tentar reproduzir um hamster, além de ter espaço suficiente e comida de qualidade. Eles não devem ser reproduzidos por serem bonitinhos, mas sim para fins genéticos e de aprimoramento. Se você não tem capacidade e conhecimento para fazer isso, não faça. E JAMAIS cruze parentes.

  1. Quer reproduzir para que?
  2. Tem hamsters sem nenhum grau de parentesco, comprados em lugares diferentes para a diversidade genética?
  3. Tem uma gaiola grande acoplada a uma caixa organizadora grande para suportar a reprodução?
  4. Tem pelo menos mais 2 gaiolas grandes para colocar os filhotes separados por sexo após o desmame?
  5. Tem dinheiro para pagar a ração extrusada boa e cara que eles precisam? (Deve ser a Nutrópica) Lembre que filhotes comem MUITO.
  6. Já sabe o que vai fazer com os filhotes? Garantindo que TODOS sejam mandados a lares responsáveis que respeitem o espaço e as necessidades deles?
  7. Está preparado para criar todos os filhotes, separados cada um na sua gaiola, caso eles não consigam um novo lar descente?
Se você disse sim para tudo, pode reproduzir hamsters.

Aqui tem um vídeo onde ensino a juntar um casal de hamsters anão russo.



DECIDINDO PELA REPRODUÇÃO 
Os Hamsters Anão Russo são os únicos que podem viver em duplas. Isso depende de hamster para hamster, pois alguns não aceitam companhia e preferem viver sozinhos a vida inteira. Lembre-se que o hamster sírio SÓ PODE VIVER SOZINHO! Se coloca dois hamsters sírios juntos eles irão brigar até morrer. Os únicos que aceitam viver em casais são os anão russo, vulgarmente conhecidos como hamster chineses no Brasil (mas hamster chinês não existe oficialmente no Brasil! Apenas alguns ué vieram de contrabando  são reproduzidos por baixo dos panos. É impossível ter um hamste chinês no momento)

Acontece que quem quer reproduzir acaba comprando um casal junto de petshop, mas ai eles são IRMÃOS! E não podemos cruzar irmãos. Então para reproduzir é preciso comprar hamsters em lugares diferentes, ou de um criador que tenha ninhadas de pais diferentes e possa juntar dois filhotes para você. 

Se você comprar os hamsters separados, vai precisar apresentá-los quando chegar em casa. É isso deve ser feito com cuidado para não ocorrerem brigas!

DESCOBRINDO O SEXO DO HAMSTER
Antes de querer formar um casal, vc precisa ter certeza de que tem um casal de hamsters! Não tem erro, na idade adulta o macho possui os testículos bem visíveis, enquanto a fêmea possui a entrada da vagina bem ao lado do ânus.



FORMAS DE REPRODUZIR HAMSTERS:
1 - Casal vivendo junto de Hamster Anão Russo (não pode para hamsters sírios)
2 - Criando separado e juntando apenas quando a fêmea estiver no cio para reproduzir 


-.-.-  FORMANDO CASAL PARA VIVER JUNTO
Apenas com anão russo (vulgo chinês)


PREPARANDO O TERRITÓRIO DO MACHO
Pegue uma caixa limpa e coloque o macho com pouca forração para que ele solte o cheiro nela inteira, fazendo xixi, dormindo... Pode deixar ele por meia hora ou mais sozinho na caixa. Ela pode ser de plástico ou papelão, dizem que papelão funciona melhor porque pega mais cheiro de xixi.


COLOCANDO A FÊMEA NO TERRITÓRIO DO MACHO
Depois que o macho estiver bastante tempo sozinho deixando cheiro na caixa, você pode colocar a fêmea na caixa. Use uma ferramenta na mão para separar eles e não permitir que briguem. Pode ser uma gradinha, um pedaço de papelão, uma tampa de plástico, qualquer coisa que você possa colocar entre eles e evitar que se agarrem em uma briga. 


OBSERVANDO
O ambiente PRECISA ter o cheiro do macho, senão a fêmea irá brigar feio com ele. Fêmeas não aceitam outro hamster no território delas, por isso ela precisa entrar no território do outro hamster. 
Fique de olho bastante tempo para ver se vão brigar ou dormir juntos. Se eles se ignorarem é um bom sinal! Você deve separar se começarem a gritar, virar de barriga para cima em desespero, correrem se perseguindo, avançarem. Ai você separa, deixa o macho no território dele e tenta colocar a fêmea de novo mais tarde.




USANDO A CAIXA DIVIDIDA POR GRADE
Quando a apresentação no território do macho não der certo, ou em casos de hamsters bravos, eles podem ser apresentados como apresentamos Gerbils / Esquilos da Mongolia: Uma grade dividindo uma caixa, cada um em um espaço e mudando eles de lado várias vezes ao dia.
Você pode deixar eles separados pela grade bastante tempo e ir mudando os dois de lado, para que a fêmea sinta sempre o cheiro do macho. A dica é não usar quase nada de forração, para que o xixi fique diretamente no chão e seja pisado por eles. Você pode colocar um pouco de ração para distrair os dois.


PONDO OS DOIS DO MESMO LADO
Você pode trocar eles de lado algumas vezes, mas deve deixar no final o macho muito tempo em apenas um dos lados, cerca de meia hora. Então você pode passar a fêmea para o lado em que o macho está e observar com o pedaço de papelão/plastico na mão para separar eles caso briguem. Se hamster brigarem, nunca separe eles com as mãos! Use o pedaço de papelão/plastico, depois passe a fêmea para o outro lado da grade e deixe por mais tempo os dois assim.


JUNTANDO O CASAL 
Você pode passar a fêmea para o lado do macho várias até se sentir confiante a ponto de não separar mais. Não tenha pressa, se achar que não estão tranquilos, separe com a grade mais um pouco e tente depois. Quando finalmente o casal estiver formado, você pode por um pouco de forração para eles fazerem um ninho e deve deixar os dois naquele ladinho do macho por pelo menos 2h antes de pensar em passar os dois para a gaiola.
Ponha comida, um pouco forração e deixe eles juntos ali por bastante tempo. Enquanto isso você vai limpar a gaiola que irá receber eles.


COLOCANDO O CASAL NA GAIOLA
Se a gaiola nunca tiver sido usada não tem problemas. Se ela era do macho sozinho, melhor ainda! Mas se ela era da fêmea você precisa limpar ela inteira com álcool. A gaiola precisa estar com o cheiro do macho, assim como vc fez com a caixa, antes de colocar os dois nela.

1 - Passe a forração suja que estava com os hamsters na caixa para dentro da gaiola. Assim ela começa a pegar o cheiro do macho
2 - Pegue apenas o macho e deixe ele 10 minutos dentro da gaiola, enquanto a fêmea espera na caixa
3 - Coloque a fêmea na gaiola, com o macho já lá dentro (ela deve ver que a gaiola é do macho)
4 - Observe até que durmam, deixe com pouca forração até o dia seguinte, quando voce vai poder começar a por mais forração na gaiola deles.

-.-.-  JUNTANDO O CASAL APENAS PARA CRUZAR
Pode ser feito tanto para hamsters anões russo (vulgo hamster chinês no Brasil), quanto para os hamsters sírio.

DEIXE GAIOLAS LADO A LADO
Encoste as gaiolas e deixe assim. Quando a fêmea ficar muito agitada, subindo nas grades e tentando ir para a gaiola do macho, é hora de verificar o cio dela.

VENDO SE A FÊMEA ESTÁ NO CIO
Você pode primeiro observar a genitália da fêmea e ver se tem um líquido branco/amarelado ou até rosado como sangue saindo dela, ou quem sabe um bolinha branca, que seria um tampão de cera saindo pela vagina. Isso é sinal de cio. Abaixo uma foto da genitália de fêmea no cio.


Outra forma de ver o cio é coçando a costa da fêmea. Você pode coçar dentro ou fora da gaiola, se ela estiver no cio, irá parar, ficar com o corpinho duro e levantando o bumbum. Se a fêmea fizer isso quando você coçar a costa ou pegar nela com os dois dedos na lateral do quadril, é porque ela está no cio e pronta para reproduzir. No cio as fêmeas aceitam os machos.

COLOCANDO PARA CRUZAR
Coloque a fêmea no cio no alojamento do macho, sem obstáculos como casinhas, comedouros, brinquedos, para que tenham bastante espaço. O macho vai ficar muito interessado, pode começar a cheirar a parte traseira da fêmea e até levantar ela se enfiando embaixo. Tudo isso é normal! Logo depois ele vai começar a tentar montar na fêmea, que por estar no cio deve permitir. Basta deixar 10 minutos eles cruzando e depois pode separar novamente. Se a fêmea não estiver deixando o macho montar, mas estiver parando quando você coça as costas dela, você pode coçar as costas dela e deixar o macho chegar por trás, ela vai permitir que ele monte.


Texto e Imagens: Vivian Roncon
 


QUAL O SEU PREFERIDO?