domingo, 9 de julho de 2023

Tudo Sobre Hamster

Os hamsters são animais muito populares como animais de estimação. Eles são pequenos roedores que são originários do Oriente Médio. Existem várias espécies diferentes de hamsters, incluindo o hamster anão, o hamster sírio, o hamster chinês, entre outros. Nem todas as espécies existem oficialmente no Brasil, como o hamster europeu, roborovski e o chinês.

Os hamsters são animais especificamente noturnos, sendo então mais ativos durante a noite. É nesse horário que você deve colocar comida, trocar a água do bebedouro e brincar com eles.

Eles geralmente vivem em tocas e adoram cavar e escavar túneis. Se o hamster puder viver escondido durante o dia, ele vai adorar. Principalmente se você der material fofo para que ele construa uma cama, como papel higiênico, aspen ou feno.

Como animais de estimação, os hamsters são relativamente fáceis de cuidar e são ótimos para quem não tem muito espaço em casa. Você só precisa tomar cuidado no início, quando for montar o alojamento e escolher a alimentação e forração que será usada. A manutenção disso tudo é muito simples.

Os hamsters precisam de um alojamento seguro e confortável, com brinquedos, um lugar para se esconder e uma roda para correr. Gaiolas não são recomendadas, sendo o ideal para eles terrarios de vidro ou caixas organizadoras grandes. Eles precisam de bastante espaço, pois a noite quando estão acordados, são bastante ativos e as vezes apenas a rodinha não é o suficiente.

É preferível que o alojamento seja apenas térreo, pois os hamsters não sabem viver muito bem em andares e costumam cair. Caso você seja criador e esteja pensando em reproduzir, ou tenha pego uma femea que veio prenhe/grávida, ao usar uma gaiola com andares ela poderá levar os filhotes para o alto e derrubá-los, podendo machucar e até matar. Por isso, dê preferência para alojamentos planos, com brinquedos e forração para cavar.

Eles também precisam de uma dieta saudável que inclua ração específica para hamster, frutas e vegetais frescos e água fresca trocada diariamente. Existem vitaminas para roedores no mercado, mas elas devem ser usadas apenas para animais debilitados, magros, doentes, recém resgatados, ou que estejam prenhes, amamentando filhotes ou se recuperando de alguma doença ou briga. Animais saudáveis podem receber a vitamina apenas 1x por mês no máximo. Pois a ração específica para hamster já possui todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal.

As melhores rações para hamster são a nutrópica hamster, serelepe e biotron hamster. Você também pode fazer um mix para hamster, que pode ser simples ou complexo e oferecer 2 tenebrios 1x por semana.

Os hamsters são animais solitários e geralmente preferem viver sozinhos. Na natureza, ao observar hamsters selvagens, você descobre que eles so encontram outro hamster na epocando acasalamento, se separando do parceiro logo após a cruza. Em cativeiro, ao serem criados como animal de estimação, os hamsters também devem viver sozinhos. A reprodução é algo que deve ser feita apenas por especialistas, criadores profissionais, que estudaram tudo a respeito da espécie antes de se aventurar. Para isso, o criador irá criar cada hamster de forma isolada, formando casais apenas para o acasalamento e deixando macho e femea juntos por no maximo 1 semana. O criador conhece genética e grau de parentesco das matrizes, selecionando o melhor macho e a melhor femea, para que sejam geneticamente compatíveis, com variabilidade de genes grande e para que nasçam filhotes da cor específica desejada. Criador responsável sabe o que vai nascer antes de cruzar o casal. Após a cruza, o casal é separado e a femea irá passar a gestação, parto e criação dos filhotes sozinha. A maioria das femeas de hamster, de qualquer espécie, não costuma aceitar contato humano com a ninhada, e caso a pessoa toque nos filhotes ou mexa demais no alojamento, ela pode comer os bebês. A femea faz isso por imaginar que os filhotes estão em perigo e um predador (a pessoa) irá comê-los. Para evitar que eles sejam devorados, ela própria devora eles. E na cabeça dela isso faz muito sentido! O criador responsável conhece cada um dos seus animais e sabe até onde cada um aceita que ele vá, respeitando o espaço para evitar esse tipo de problema. Algumas femeas de hamster mansas, acostumadas com contato humano e bem tratadas quanto à alimentação, espaço e sossego, aceitam que o criador toque nos filhotes desde o momento do parto. Em uma criação isso é muito bom, pois os filhotes crescem acostumados com contato humano, contribuindo para que fiquem mansos mais fácil.

Quando os filhotes completarem 15 dias, irão abrir os olhos e começar o processo de desmame. Com 25 dias a mãe irá dar sinais de que não quer mais os filhotes no alojamento dela, e o criador deve separar os bebês antes que ela os morda e machuque. Esses filhotes ja poderão ser vendidos ou doados para os futuros tutores, pois ja comem e bebem água sozinhos. Caso fiquem com o criador, os filhotes podem viver juntos até os 45 dias, e após essa idade devem ser separados por sexo para evitar cruza entre irmãos.

Quando falamos em hamster pet, criado como animal de estimação, o tutor obrigatoriamente deve criá-lo sozinho. Deixando a parte de apresentações, cruzamentos e colônias apenas para criadores com muita experiência na área.

Algumas espécies de hamster, como o anão-russo e o roborovski, aceitam viver com companhia e até em colônias, isso depende de animal para animal. O anão-russo as vezes aceita viver em casal, e alguns criadores optam por mantê-los juntos desde que seja comprovada a harmonia entre eles. Ao menos sinal de atrito o casal deve ser separado para evitar machucados e morte. O hamster roborovski so existe de forma clandestina no Brasil e em pequeno número, porém, é uma especie mais pacífica que aceita ficar em colonias. Isso é algo muito específico e apenas o criador responsável é capaz de observar os animais e chegar a conclusão de que é seguro mantê-los juntos.
O hamster sírio, não pode em hipótese alguma viver com companhia, nem quando forem animais mansos ou um casal se que dá muito bem. Isso porque o sírio pode de repente atacar e matar o outro, sem nenhum aviso prévio. É importante que sejam mantidos sempre sozinhos.

No geral, os hamsters são animais de estimação divertidos, que são excelentes para crianças e adultos. Você pode amansar o hamster até ele ficar bem acostumado com você e aceitar sair do terrario para brincar e correr diariamente. Mas o mais comum é que eles vivam em terrarios bonitos, até mesmo terrarios naturalistas, onde os tutores possam ficar horas observando a rotina deles. É importante lembrar que eles precisam de cuidados regulares e atenção para viverem felizes e saudáveis. 

Texto: Vivian Roncon
Imagem: IA